Em São Paulo, os 10% mais ricos têm nove vezes mais acesso a empregos que os 40% mais pobres

Fila no multirão do emprego em São Paulo

COMPARTILHE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

​Na maior cidade do país, a desigualdade social não atinge apenas a renda, mas também o acesso a oportunidade de trabalho, saúde e educação. Segundo estudo do Ipea, São Paulo é a cidade mais desigual no acesso a emprego entre 20 municípios pesquisados. Lá os 10% mais ricos têm nove vezes mais chance de se candidatar a uma vaga do que os 40% mais pobres.


Fique informado, acompanhe o blog Contra Corrente nas redes sociais: Facebook, Instagram e Twitter


Os dados são do projeto Acesso a Oportunidades, lançado nesta quinta-feira por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que analisaram informações de transporte, saúde, educação e mercado de trabalho nas 20 maiores cidades do país, cruzando com dados territoriais.

O cálculo foi feito a partir do cruzamento de informações do Censo e da Rais, levantamento do Ministério da Economia que contém dados de localização dos empregos formais anualmente. Foi considerado o número total de oportunidades para as quais o cidadão conseguiria se candidatar dentro de um hexágono (delimitação utilizada para dividir o território e a população) em até 30 minutos de caminhada.

Os pesquisadores explicam que a distribuição socioespacial de renda, de oportunidades e a dimensão da cidade paulista fazem com que os mais pobres estejam concentrados em regiões distantes das principais zonas de empregos. O contrário acontece para os mais ricos.

As áreas centrais contrastam com as regiões de periferia, caracterizadas como desertos de oportunidades, por apresentarem baixos níveis de desenvolvimento e por serem menos servidas de infraestrutura urbana e transporte público.

Fonte: Jornal O Globo

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *